Meningite suspende aulas de escola em Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul

A Escola Estadual Alcides Maya, localizada no bairro Primor, em Sapucaia do Sul, suspendeu suas aulas nesta terça-feira (7). O motivo é um caso de meningite. A decisão de suspender as aulas partiu da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Segundo a diretora da escola, a criança está internada no Hospital São Camilo, em Esteio.

A escola deve passar por um processo de higienização das instalações e vai disponibilizar álcool gel para os alunos. As aulas serão retomadas normalmente nesta quarta-feira(8).

Escolas do Município
Em caso de suspeita, as escolas da rede municipal de ensino devem notificar a Secretaria de Educação do Município.

Doença
De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite é um processo inflamatório das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos e também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais, como a meningocócica, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido à capacidade de ocasionar surtos e à gravidade dos casos.

Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele. A transmissão, em geral, ocorre de pessoa para pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.

Ao perceber sinais sugestivos de meningite, é preciso procurar os serviços de saúde rapidamente. Além disso, o ministério orienta que a prevenção da doença deve ser feita por meio de tratamento medicamentoso de pessoas próximas ao paciente e por meio da vacinação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *